Post Pic
RANGE OS DENTES? (BRUXISMO)

SINTOMAS

Seu filho range os dentes durante a noite?. O bruxismo normalmente se manifesta pouco depois que se adormece. Pode lhe parecer muito desagradável, pois os pais escutam a criança ranger os dentes do outro quarto. Se não ocorrer com frequência então não deve ser motivo de preocupação, pois com o tempo tende a diminuir e a desaparecer. Mas se for frequente, podemos ter um quadro de ansiedade, com o agravante de prejudicar a dentição.

TRATAMENTOS

Técnicas de Relaxamento, Bioenergética, Técnicas de Habilidades Sociais, Arte terapia, Ludoterapi, Leituras Interativas, Dramatização e Orientação aos Pais.

RÓI UNHAS?

SINTOMAS

Muitas crianças apresentam um grau de ansiedade elevado e para elas algumas situações apresentam-se bastante ameaçadoras aflorando sentimentos desagradáveis. Para reduzí-los, utilizam-se de meios comportamentais. Roer unhas traz um alívio emocional imediato perante uma situação ou mesmo um pensamento ameaçador. Este comportamento é apenas um, dos muitos conhecidos por alta ansiedade. Esse grau elevado de ansiedade pode estar associado a uma série de experiências de vida negativas, fazendo com que a criança desenvolva uma expectativa para eventos futuros também negativos. Mecanismo este, se não tratado, pode tornar-se um vício evoluindo para quadros de fobia.

TRATAMENTOS

Técnicas de Relaxamento, Bioenergética, Técnicas de Habilidades Sociais, Arte terapia, Ludoterapi, Leituras Interativas, Dramatização e Orientação aos Pais.

MUDO NA PRESENÇA DE ESTRANHOS? (MUTISMO)

SINTOMAS

Há crianças que só conseguem se comunicar por palavras com pessoas muito próximas. Mutismo Seletivo, como é chamado o problema, não se trata de mera recusa de falar. É considerado um distúrbio grave da comunicação linguística, de fundo emocional.Em determinadas situações, as crianças ou adolescentes não conseguem pronunciar nem uma palavra, apesar de terem condiçõesfisiológicas de falar. Na presença de estranhos, essas crianças engolem até mesmo o riso, choro e gritos de dor.Fora do círculo de sua família, não se comunicam nem com os professores ou amigos da classe e acabam sendo rotulados de "aquele que não fala". Com a pessoa mais próxima, como a mãe, quase sempre se desenvolve uma convivência ativa, mas, tão logo outras pessoas surgem, sentem-se sobrecarregadas.

TRATAMENTOS

Dramatização, Leitura Interativa, Arte Terapia, Ludoterapia, Técnicas de Relaxamento, Alfabetização Emocional, Construção de textos, Técnicas para Elevar a Auto Estima, Técnicas de Auto conhecimento

TÍMIDO DEMAIS?

SINTOMAS

Uma das coisas mais assustadoras na vida de uma criança é quando elas sentem que suas emoções estão se tornando transparentes, vulneráveis. Então, a saída é enganar a todos, expressando-se pouco e ignorando perguntas sobre como se sentem. Utilizam-se de uma camuflagem. Elas sofrem muito porque não sabem o que fazer com esses sentimentos e sentem-se envergonhadas por senti-los, pois acham que ninguém mais os sentem. Apenas elas. Com isso, fecham-se numa casca, isolam-se, sentem vergonha de falar, de olhar, de se movimentar, com receiodos outros descobrirem o que estão sentindo. Outro fator importante, é a baixa auto estima, que muitas vezes se desenvolve pelo excesso de cobranças e críticas de pais exigentes e perfeccionistas. Inconscientemente, na tentativa de estimular o seu filho a realizar as tarefas corretamente, acabam por desestimulá-los provocando um sentimento de desvalia e incapacidade em tudo o que fazem.

TRATAMENTOS

Dramatização, Leitura Interativa, Arte Terapia, Ludoterapia, Técnicas de Relaxamento, Alfabetização Emocional, Construção de textos, Técnicas para Elevar a Auto Estima, Técnicas de Auto conhecimento

É DISLÉXICO?

SINTOMAS

A Dislexia é uma dificuldade que ocorre no processo de leitura, escrita,soletração e ortografia. Não é uma doença, mas um distúrbio com uma série de características e torna-se evidente na época da alfabetização. Apesar de inteligência adequada, oportunidade sociocultural e ausência de distúrbios cognitivos fundamentais, a criança disléxica falha no processo de aquisição de linguagem. A dislexia independe da causas intelectuais, emocionais e culturais.

TRATAMENTOS

Técnicas especiais para a realfabetização, Construção de textos, Leituras Interativas, Ludoterapia, Arte Terapia, Agenda com Planejamento, Dramatização.

DISPERSIVO? ( TDA - TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO)

SINTOMAS

TDA – Transtorno de déficit de atenção
Muitas crianças apresentam o TDA e não apresentam necessáriamente a Hiperatividade. Essas crianças não conseguem uma concentração adequada para seguir instruções, assistir uma aula, perdem o material escolar com frequência, não se organizam, na fala e principalmente na escrita cometem muitos erros, mas são calmas. Não apresentam agitação e nem impulsividade. A conversão deste quadro, na maioria dos casos, recupera-se em um curto espaço de tempo.

TRATAMENTOS

Ludoterapia, Bioenergética, Técnicas de Análise Racional, Planejamento e Agenda, Arte Terapia, Leitura Interativa, Técnicas Habilidades Sociais e Orientação para os Pais.

TEM MEDO DE ESCURO?

SINTOMAS

Relaciona-se a fantasias bastante frequentes em crianças pequenas,como o temor de ser abandonada pela mãe e ficar sujeita à própria sorte. O escuro e o ato de dormir provocam um desligamento, uma perda de controle e contato com o mundo conhecido e protetor. É comum, portanto, que essa situação seja vivida com certa angústia. Outra fantasia que causa ansiedade e medo é a de não mais despertar do estado de sono, experiência que se compara à sensação de morte.

TRATAMENTOS

Psicanálise e Psicoterapia, Dramatização, Leituras Interativas, Construção de Textos, Arte Terapia, Ludoterapia e Orientação para os Pais.

POSSUI TERROR NOTURNO?

SINTOMAS

Os terrores noturnos se dão durante o sono profundo. A criança grita, às vezes agitada, mas a presença dos pais não a consola e ela continua inconsciente. Volta a se acalmar sem ajuda, sem ter chegado ao nível da consciência. Ela não se lembra de seu terror noturno. Quando pouco frequentes, os pesadelos e terrores noturnos fazem parte do desenvolvimento normal e são necessários às conexões dos circuitos cerebrais. Não se deve tentar eliminá-los por meio de remédios. Por outro lado, se seu filho fica agitado, chora e transpira muito quase todas as noites, é preciso descobrir o que está lhe causando estresse durante o dia. Pode ser pressão na escola, rivalidade com os irmãos, tensão entre os pais...

TRATAMENTOS

Psicanálise e Psicoterapia, Dramatização, Leituras Interativas, Construção de Textos, Arte Terapia, Ludoterapia e Orientação para os Pais.

NÃO DORME SOZINHO

SINTOMAS

Já para a cama! A velha ordem vem todo dia no mesmo horário. E todo dia é a mesma luta. Nem todos os medos que nós temos relacionam-se com situações concretas. Nas crianças isso se torna particularmente claro, pois o medo, na maioria das vezes, não tem correspondência externa. Como o medo de fantasmas, por exemplo, que a criança sabe que não existem, mas teme, assim mesmo. Por isso, pouco sucesso teremos ao tentarmos remover um temor desse tipo por meio de argumentos lógicos, já que estão ligados a fantasias que a criança não consegue nomear e nem identificar. Fatores como mudança de casa ou de quarto, primeiros dias de escola, noticiários e filmes na TV podem afetar a criança.

TRATAMENTOS

Psicanálise e Psicoterapia, Dramatização, Leituras Interativas, Construção de Textos, Arte Terapia, Ludoterapia e Orientação para os Pais.

É DISPERSIVO E HIPERATIVO?  (TDAH- TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE)

SINTOMAS

TDAH – Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
A inquietação, o excesso de agitação e desatenção é sinal de que algo pode estar errado, não significando apenas indisciplina, mas sim de um transtorno. Quando a criança não consegue se concentrar nos estudos ou em alguma atividade diária, comete erros por descuido ou não se envolve em tarefas que exigem esforço mental, está na hora de procurar ajuda! Esse transtorno, se não for tratado na infância, quando adulto e adolescente poderá atrapalhar o seu desenvolvimento na vida acadêmica, profissional e também no dia-a-dia dos seus familiares.

TRATAMENTOS

Técnicas de Relaxamento, Exercícios de atenção, Técnicas de Habilidade Sociais, Exercícios de auto controle, Leituras Interativas, Arte Terapia, Bioenergética, Ludoterapia , Construção de Relacionamentos e Orientação para os Pais.


©Dsigner