Psicopedagogia

Ciência que tem como objetivo identificar e auxiliar crianças e adolescentes a resolverem suas dificuldades escolares. Propõe a articulação das diversas teorias acerca do homem, na compreensão do processo de aprendizagem escolar. Sabemos que ao tratar a questão dos problemas de aprendizagem escolar temos que considerar as dificuldades da criança na escola e as dificuldades da escola com as crianças. Detendo-nos um pouco nas questões relacionadas à criança, vamos distinguir entre as possibilidades de aprender e o desejo de aprender.Esses aspectos envolvem as condições físicas, psíquicas e afetivas.

Psicanálise

As psicoterapias antes de qualquer coisa, podem ser consideradas como formas de intervenção nos comportamentos patológicos, desadaptativos ou disfuncionais apresentandos por um sujeito, ou ainda, por um grupo de sujeitos em situações consideradas adversas. O objetivo das psicoterapias é o da alteração dos comportamentos diagnosticados como disfuncionais, inadequados ou patológicos gerador de um sofrimento psíquico. A Psicanálise baseia-se em um levantamento histórico da criança/adolescente, colecionando fatos e eventos ocorridos desde a vida intra uterina, para a conclusão de um diagnóstico de comportamento. A partir do levantamento histórico de vida da criança e de um diagnóstico já definido começam as intervenções para a alteração do comportamento Essas intervenções são elaboradas pelo psicanalista utilizando métodos, estratégias e insights de acordo com a evolução e as respostas da criança/adolescente durante as sessões. O tempo e o prazo para um tratamento depende de vários fatores como o tipo da disfunção, da assiduidade do cliente e da seriedade da família ao trabalho da terapia.

 

Psicoterapia Cognitiva

As representações mentais podem ser entendidas como a relação do homem com o meio ambiente. Baseia-se na teoria da aprendizagem social, ou seja, mostrar à criança/adolescente a forma como ela vê os fatos, quais sentimentos representam e os comportamentos gerados. Em seguida, concientizá-lo das várias formas de interpretações para o mesmo fato, gerando mudanças de sentimentos e comportamentos. O primeiro princípio da Psicoterapia Cognitiva tem a ver com o desenvolvimento de uma parceria entre o terapeuta e a criança/adolescente, em que se promove uma forma de trabalhar aberta e colaborativa, e se destaca e estimula a contribuição importante e ativa da criança/adolescente para o processo terapêutico. A intervenção, a seguir, deve ser adaptada de acordo com o desenvolvimento da criança/adolescente dentro assim, dos fundamentos do processo da Psicanálise e Psicoterapia Cognitiva. Isso requer que os conceitos e as estratégias da Psicoterapia Cognitiva sejam adaptados de modo a se tornarem compatíveis com o desenvolvimento línguistico, cognitivo e social da criança. A empatia é uma parte importante do processo, e o terapeuta deve demonstrar interesse e tentar compreender o mais completamente possível como a criança/adolescente percebe o seu mundo e os acontecimentos. Criatividade é o processo pelo qual o terapeuta desperta e mantém o interesse da criança/adolescente, uma vez que ajusta cuidadosamente os conceitos e estratégias da Psicanálise e da Psicoterapia Cognitiva aos interesses particulares da criança/adolescente.


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